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RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003
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RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003
RPG Maker 2000 e RPG Maker 2003
ou RPG Tsukuru 2000 e RPG Tsukuru 2003
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O RPG Maker 2000 (RM2k) é a versão responsável pelo grande sucesso do programa. Lançado em 5 de Abril de 2000 e cheio de opções, ele é muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba uma mínima coisa de programação. Basta uma ideia e um pouco de persistência para que o usuário consiga fazer um típico jogo de RPG. Com talento e lógica, muitos usuários já tiraram leite de pedra, ao conseguirem, usando este sistema de programação já considerado muito ultrapassado, criar sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.
Já o RPG Maker 2003 (RM2k3), sucessor do clássico RM 2000, foi lançado em 18 de Dezembro de 2002 e veio como um grande aperfeiçoamento do RM2k. Em relação ao anterior ele trouxe um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (odiada por muitos) substituindo-a pela em 3ª pessoa (que fez um sucesso enorme). Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, ele tornou a batalha muito mais dinâmica por não ser baseada em turnos. E claro, o RM2k3 trouxe ainda várias outras melhorias que ainda hoje são adoradas por muitos makers.
*
Prós do RM2k:
Muito fácil de usar para iniciantes.
Traz um sistema de veículos já pronto.
Permite a utilização de faces nas mensagens.
Inclui um tileset de mapa-múndi.
*
Prós do RM2k3:
Muito fácil de usar, para iniciantes.
Sistema de batalha lateral (estilo Final Fantasy, na terceira pessoa).
Traz um sistema de veículos já pronto.
Permite a utilização de faces nas mensagens.
Inclui um tileset de mapa-múndi.
Tem um sistema de criação de dungeons aleatórias.
Dois novos comandos em relação ao RM2k: “Mudar Classe” e “Mudar Comando de Batalha”.
Além de tudo isso, você ainda pode converter os seus jogos do RPG Maker 2000 para o 2003.
*
Contras do RM2k e do RM2k3:
Possuem baixa resolução.
Possuem uma qualidade gráfica não tão boa quando comparados aos RPG Makers mais recentes.
Não permitem o uso de RGSS. Ou seja, não possuem um editor de scripts onde possamos costumizar o nosso jogo com a mesma liberdade que temos ao usar os RPG Makers mais recentes.
Ambos possuem um número de FPS (Frames por segundo) baixo, podendo causar jogabilidade lenta se forem usados muitos eventos num único mapa.
*
Requerimentos mínimos:
Microsoft® Windows® 95/98/Me/2000/XP
Intel Pentium 233Mhz ou superior
16 MB RAM
Memória de Vídeo de 8MB com suporte a resolução de 800×600
Sound Blaster com PCM
*
Requerimentos recomendados:
Microsoft® Windows® 95/98/Me/2000/XP
Intel Pentium® II 450MHz ou superior
64 MB RAM
Memória de Vídeo de 8MB com suporte a resolução de 800×600
Sound Blaster com PCM
*
Download:
.:RPG Maker 2000 + RTP:.
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.:RPG Maker 2003 + RTP:.
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O RPG Maker 2000 (RM2k) é a versão responsável pelo grande sucesso do programa. Lançado em 5 de Abril de 2000 e cheio de opções, ele é muito fácil de usar por qualquer iniciante que não saiba uma mínima coisa de programação. Basta uma ideia e um pouco de persistência para que o usuário consiga fazer um típico jogo de RPG. Com talento e lógica, muitos usuários já tiraram leite de pedra, ao conseguirem, usando este sistema de programação já considerado muito ultrapassado, criar sistemas superiores aos já fornecidos pelo programa.
Já o RPG Maker 2003 (RM2k3), sucessor do clássico RM 2000, foi lançado em 18 de Dezembro de 2002 e veio como um grande aperfeiçoamento do RM2k. Em relação ao anterior ele trouxe um remodelado sistema de batalha, que largava a visão em primeira pessoa (odiada por muitos) substituindo-a pela em 3ª pessoa (que fez um sucesso enorme). Apesar de muito mais bonito e profissional graficamente, ele tornou a batalha muito mais dinâmica por não ser baseada em turnos. E claro, o RM2k3 trouxe ainda várias outras melhorias que ainda hoje são adoradas por muitos makers.
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Prós do RM2k:
Muito fácil de usar para iniciantes.
Traz um sistema de veículos já pronto.
Permite a utilização de faces nas mensagens.
Inclui um tileset de mapa-múndi.
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Prós do RM2k3:
Muito fácil de usar, para iniciantes.
Sistema de batalha lateral (estilo Final Fantasy, na terceira pessoa).
Traz um sistema de veículos já pronto.
Permite a utilização de faces nas mensagens.
Inclui um tileset de mapa-múndi.
Tem um sistema de criação de dungeons aleatórias.
Dois novos comandos em relação ao RM2k: “Mudar Classe” e “Mudar Comando de Batalha”.
Além de tudo isso, você ainda pode converter os seus jogos do RPG Maker 2000 para o 2003.
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Contras do RM2k e do RM2k3:
Possuem baixa resolução.
Possuem uma qualidade gráfica não tão boa quando comparados aos RPG Makers mais recentes.
Não permitem o uso de RGSS. Ou seja, não possuem um editor de scripts onde possamos costumizar o nosso jogo com a mesma liberdade que temos ao usar os RPG Makers mais recentes.
Ambos possuem um número de FPS (Frames por segundo) baixo, podendo causar jogabilidade lenta se forem usados muitos eventos num único mapa.
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Requerimentos mínimos:
Microsoft® Windows® 95/98/Me/2000/XP
Intel Pentium 233Mhz ou superior
16 MB RAM
Memória de Vídeo de 8MB com suporte a resolução de 800×600
Sound Blaster com PCM
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Requerimentos recomendados:
Microsoft® Windows® 95/98/Me/2000/XP
Intel Pentium® II 450MHz ou superior
64 MB RAM
Memória de Vídeo de 8MB com suporte a resolução de 800×600
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